Maryart
Facebook Maryart Vidros
Instagram Maryart Vidros

A maneira correta de limpar vidros e espelhos

A maneira correta de limpar vidros e espelhos

A limpeza de todos os tipos de vidro segue o mesmo procedimento, já no caso dos espelhos, devido à camada de prata, é importante não borrifar diretamente nenhum tipo de produto.Vale lembrar que a temperatura da água pode variar entre 30⁰ C e 45⁰C,enquanto o detergente neutro (pH = 7), é ideal porque quebra as moléculas de gordura presentes na superfície do vidro sem danificá-lo.

“Dessa forma, garante-se a durabilidade de vidros e espelhos”, ressalta Carlos Henrique Mattar, gerente de desenvolvimento de mercado da Cebrace. Jamais utilize materiais como palha de aço, estilete, gilete, facas e outros objetos quando quiser remover alguma coisa.

Alguns cuidados básicos podem facilitar no processo da limpeza evitando marcas e machas. Os vidros das janelas têm tendência a ficarem opacos e com uma aparência de sujos ou empoeirados. Existem diversas receitas “caseiras”, mas a grande maioria acaba prejudicando ou agredindo a face do vidro.

“Algumas são eficientes, como o vinagre e o limão, por exemplo, mas não é recomendado, pois qualquer excesso que por ventura fique após sua remoção pode vir a manchar o vidro, explica Fernando Passi, diretor da Divinal Vidros. O correto é limpar com freqüência, para não acumular sujeira que agrida o vidro.

Nunca use produtos ácidos ou alcalinos para a limpeza do espelho, esses produtos podem atacar e comprometer a superfície, as bordas e até o revestimento posterior do espelho. Tampouco é aconselhado utilizar produtos abrasivos ou limpadores industriais que contenham amônia.“É recomendado usar uma esponja macia, evitando a parte “verde” da mesma, no caso de esponjas utilizadas em cozinha, por exemplo.

Não utilizar palhas de aço ou materiais “duros” que causem atrito com a superfície do vidro. Manchas esbranquiçadas indicam que o vidro está em processo de irisação. As manchas inicialmente têm as cores do arco-íris, como uma gordura impregnada, e, em um estágio mais avançado, passam a ser mais esbranquiçadas.

“Este processo acontece, pois o vidro acaba reagindo com resíduos químicos alcalinos, de sabonetes e xampus, além da gordura do próprio corpo, e principalmente em contato com a água e calor.

Outra dica para evitar as machas, para o box frontal e de correr, é manter a porta do box fechada, diminuindo a área de transpasse entre as folhas de vidro, permitindo que a água evapore com mais rapidez e diminuindo o risco de manchas.

Fonte: Revista Vitrô ed. 24

Desenvolvimento | CFW Agência Digital